João Ferreira no distrito de Santarém

Recuperar direitos <br>e rendimentos

Na passagem pelo distrito de Santarém, no dia 9, João Ferreira insistiu na necessidade de preparar a saída de Portugal do euro como forma de recuperar rendimentos e direitos roubados.

O PS promete «mudança» tal como o PSD o fez há três anos

Image 15890

Na intervenção que proferiu numa sessão pública realizada no salão do cine-teatro Alfa, em Torres Novas, o primeiro candidato da lista da CDU ao Parlamento Europeu desafiou «os que defendem a manutenção do euro a todo o custo» a dizer que interesses estão a representar com essa sua posição. De facto, lembrou, desde a adesão do País à moeda única o endividamento externo disparou e o desemprego atingiu níveis inéditos desde o fascismo; a produção industrial recuou a níveis de 1996 e os salários também baixaram. Já os lucros e as fortunas aumentaram de forma considerável.
O actual deputado insistiu, então, na necessidade de preparar a saída de Portugal do euro, precisando que esta saída deverá servir para defender e recuperar direitos e rendimentos. Pelo que, garantiu, terá que ser protagonizada por um governo patriótico e de esquerda e não por um governo, como o actual, que trataria de fazer pagar pela saída do euro os mesmos que já pagaram tanto pela adesão – os trabalhadores, o povo e o País. Esta posição da Coligação, explicitou João Ferreira, não pode ser isolada da sua proposta mais geral de construção de uma política patriótica e de esquerda.
Tanto na sessão de Torres Novas como antes, num jantar no Entroncamento, João Ferreira lembrou as responsabilidades do PS na situação actual do País e na definição das políticas comunitárias, para as quais sempre contribuiu – tal como o PSD – para a sua aprovação. Para o candidato, o PS «promete mudança como antes o PSD prometeu mudança, como antes dele o PS prometeu mudança»: o que sucedeu foi o agravamento das condições de vida do povo e o atraso do País.
João Ferreira revelou em seguida que se faz acompanhar de uma cábula, com as medidas inscritas do famoso PEC 4, com o qual o PS se pretende desresponsabilizar pela chamada da troika. Propondo cortes em salários, pensões e funções sociais do Estado, aumento de impostos e privatizações, o PEC 4 era a política da troika sem a troika.
Intervieram ainda, na sessão em Torres Novas, a dirigente do PEV e quarta candidata da lista da CDU, Manuela Cunha, e a mandatária regional, Filipa Rodrigues, que se focaram na realidade distrital e no rasto de destruição e empobrecimento que três anos de pacto de agressão ali deixaram.

Defender a ferrovia

Antes, o candidato da CDU passara por Tomar, Abrantes e Entroncamento, tendo nestes dois últimos locais contactado com trabalhadores (e, no segundo caso, com utentes) da Mitsubishi e da CP, respectivamente. Nas conversas que foi possível encetar, num e noutro local, João Ferreira repudiou a intenção do Governo de atacar a contratação colectiva e recordou que foram PS, PSD e CDS que, em Portugal e no Parlamento Europeu, iniciaram o processo de desmantelamento do sector ferroviário nacional.
Como lembrou o candidato, nos últimos anos a CP foi dividida em várias empresas, várias linhas e ramais foram encerrados e os preços pagos pelos utentes dispararam. Ao mesmo tempo a EMEF é sabotada com a celebração de contratos de manutenção com empresas externas, com custos acrescidos para a CP.

 



Mais artigos de: Eleições PE

Confiança num projecto de<br> progresso e soberania

Confiança: não há melhor palavra para descrever o ambiente que se viveu no grande comício da CDU que, na tarde de sábado, encheu por completo o Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Confiança num bom resultado nas eleições de 25 de Maio, é certo, mas sobretudo no projecto de progresso e soberania que a Coligação propõe e corporiza.

Com a CDU com toda a confiança

A campanha da CDU está na rua a abrir o caminho que – também a 25 de Maio, dia das eleições para o Parlamento Europeu – permitirá chegar à alternativa patriótica e de esquerda de que o País precisa....

Mais votos e mais deputados<br> para prosseguir a luta

Iniciamos aqui, com este grandioso comício, a campanha eleitoral para o Parlamento Europeu. Esta não é uma batalha secundária, uma batalha que possamos subestimar, muito menos num momento tão grave e preocupante como aquele que o nosso País...

Romper com o desastre<br>afirmar a alternativa

Aqui estamos nesta grandiosa iniciativa. Perante mais uma entusiasmante afirmação de confiança. Confiança no nosso trabalho. Confiança no valor das nossas propostas, na coerência ímpar de uma força inteiramente vinculada com a defesa dos...

Defender a produção nacional

João Ferreira, o primeiro candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE), destacou esta segunda-feira, em Coimbra, o apoio da troika nacional à nova reforma da PAC, que lesa os interesses dos agricultores portugueses.

<i>Marcha da Fome</i> em Sacavém

Acompanhada por Bernardino Soares, presidente da Câmara de Loures, Inês Zuber, segunda candidata da CDU às eleições para o Parlamento Europeu, participou quinta-feira na Marcha da Fome, em Sacavém, uma recriação das lutas travadas a 8 e 9 de Maio contra os racionamentos e o envio de géneros alimentícios para Alemanha nazi, nas quais o PCP teve um papel decisivo.

Travar o declínio económico

Só na região de Setúbal, 185 micro, pequenos e médios empresários (MPME) já manifestaram o seu apoio à lista da CDU para o Parlamento Europeu (PE).

A mentira «limpa»

A CDU promove no sábado, 17, uma jornada nacional de esclarecimento sobre as mentiras e mistificações em torno da alegada «saída limpa» do pacto de agressão.

Troika a 25 de Maio <br>é inaceitável

João Ferreira, primeiro candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE), endereçou na sexta-feira, dia 9, um protesto ao presidente da Comissão Europeia (CE), sobre a realização, em Sintra, da conferência intitulada «Política...

CDU no Algarve

Anteontem, João Ferreira, primeiro candidato da lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE), e Paulo Sá, também candidato, participaram em diversas iniciativas no Algarve. Acompanhados por Vasco Cardoso, da Comissão Política do CC do PCP, e Manuela...

Debate sobre a Escola Pública

No âmbito das VI Jornadas Autárquicas da CDU de Torres Novas, decorreu no dia 6, no bar do Estúdio Alfa, mais uma sessão das «Conversas de Abril», desta vez sobre a Escola Pública, que foi moderada por Cristina Tomé, dirigente sindical e da Comissão Concelhia...

Apoiamos a candidatura da CDU

Adolfo Freitas -  Dirigente do Sindicato da Hotelaria e Similares da RA da Madeira Alain Vachier - Produtor de espectáculos Ana Biscaia - Designer, ilustradora – prémio nacional de ilustração em 2013...